Sobre as espécies do Cerrado

Pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, misturando-se, às vezes, com campos limpos ou matas de árvores não muito altas – esses são os Cerrados, uma extensa área de cerca de 200 milhões de hectares, equivalente, em tamanho, a toda a Europa Ocidental.

Informações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) apontam que as espécies vegetais encontradas no bioma têm potencialidades medicinais, capacidade de recuperação de solos degradados e proteção natural contra pragas. De acordo com o Ministério, o Cerrado possui cerca de 200 espécies de mamíferos conhecidas e a rica avifauna, que compreende cerca de 840 espécies. De acordo com estimativas recentes, este bioma é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

Devido à sua situação geográfica, o Cerrado funciona como elo com outros biomas como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal e a Caatinga. Isso faz com que o Cerrado compartilhe espécies com os demais biomas, tornando-se um local de alta diversidade, a ponto de ser considerado a savana mais rica em biodiversidade do planeta.

O Cerrado abriga um grande número de espécies animais. Mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes fazem parte das cerca de 2.500 espécies de vertebrados identificados e que vivem no bioma. Isso sem contar os insetos, que têm papel fundamental na ecologia, mas que ainda são pouco conhecidos pela ciência.

Com informações do MMA, Portal Brasil e do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN

Anúncios
3 comentários
  1. Agláia disse:

    Olá, entrem em contato com aglaia.almeida@ibge.gov.br
    sobre uso de imagem num mapa de biomas a ser produzido pelo IBGE. Estamos interessados numas fotografias que encontramos nesse blog. Sobre cerrado.
    Obrigada

    • Olá, Agláia!

      Sua solicitação está em andamento.
      Manteremos contato por email.
      Obrigada

      Ecodata Informa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: