Fevereiro – Jatobá do Cerrado
No Distrito Federal, a floração do Jatobá do Cerrado (Hymenaea stigonocarpa) ocorre entre os meses de outubro e abril. As cinco pétalas grandes e pouco excedentes ao cálice costumam ser livres e brancas, exceto na espécie rara Hymenaea rublifora, onde possuem a coloração vermelha.
Árvore de tronco tortuoso e casca grossa, o Jatobá do Cerrado ocorre, naturalmente, em solos secos. A espécie pode ser encontrada nos Estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Os frutos são popularmente conhecidos e possuem uma polpa farinácea que pode ser consumida in natura ou utilizada para a produção de doces, geléias, licores e farinha para pães e bolos.
O Jatobá do Cerrado, também é conhecido como jatobá-capã, jatobá da casca fina, jatobá-açu, jatobeiro, jatobá do campo, jataí de piauí, jatobá de vaqueiro, jatobá da serra, jatobá de caatinga, jataí do campo, jatobeira, jitaé, jutaé, jutaí e jutaicica.
Com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa