Fevereiro – Jatobá do Cerrado

No Distrito Federal, a floração do Jatobá do Cerrado (Hymenaea stigonocarpa) ocorre entre os meses de outubro e abril. As cinco pétalas grandes e pouco excedentes ao cálice costumam ser livres e brancas, exceto na espécie rara Hymenaea rublifora, onde possuem a coloração vermelha.

Árvore de tronco tortuoso e casca grossa, o Jatobá do Cerrado ocorre, naturalmente, em solos secos. A espécie pode ser encontrada nos Estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Os frutos são popularmente conhecidos e possuem uma polpa farinácea que pode ser consumida in natura ou utilizada para a produção de doces, geléias, licores e farinha para pães e bolos.

O Jatobá do Cerrado, também é conhecido como jatobá-capã, jatobá da casca fina, jatobá-açu, jatobeiro, jatobá do campo, jataí de piauí, jatobá de vaqueiro, jatobá da serra, jatobá de caatinga, jataí do campo, jatobeira, jitaé, jutaé, jutaí e jutaicica.

Com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: